segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

3 Livros Indispensáveis para um Investidor Iniciante


Para investir é preciso conhecer alguns conceitos teóricos, entender a prática e se inspirar em histórias de sucesso e, para isso, os livros são grandes aliados.


A cultura de investimentos no Brasil está crescendo e aos poucos as pessoas estão compreendendo que é preciso investir para fazer o patrimônio crescer e conquistar a Independência Financeira. Eu mesmo sou uma destas pessoas.


Assim, trago uma lista de livros que me ajudaram e inspiraram bastante em busca de conhecimento. São livros de fácil leitura e bem motivantes. Tratam basicamente sobre os princípios que você deve ter para só então começar a investir. Veja a lista abaixo:

1) O Homem Mais Rico da Babilônia (George S. Clason)

“A partir de agora, reserve um décimo do seu salário para pagar a você mesmo.  Use este dinheiro em seu benefício; não esqueça que os caminhos da riqueza são mágicos e estranhos. Se você cuidar bem deste décimo, ele um dia recompensará todos os seus esforços”.


2) Pai Rico, Pai Pobre (Robert Kiyosaki)

“A maioria das pessoas não percebe que na vida o que importa não é quanto dinheiro você ganha, mas quanto dinheiro você conserva.”






3) Os Axiomas de Zurique (Max Gunther)

"Na vida, para qualquer espécie de ganho – em dinheiro, em estatura pessoal, o que quer que se defina como ‘ganho’ –, você tem de arriscar um pouco do seu capital material e/ou emocional. Tem de comprometer dinheiro, tempo, amor, alguma coisa.”


Nos últimos anos a quantidade de pequenos investidores que passaram a investir no mercado de ações, seja comprando diretamente da BMFBovespa, seja por meio de Fundos de Investimentos, foi extremamente significativa. A título de exemplo, basta olhar a quantidade de blogs financeiros que aparecem por aqui (até eu criei o meu!).

Espero que, daqui para frente, com as medidas que estão sendo tomadas, continuemos a ver o mercado recuperar suas perdas. 

Com o conhecimento certo, disciplina e persistência, seremos capazes de lucrar na Bolsa mesmo que a crise continue e o mercado volte a cair. É uma questão apenas de saber o que fazer nessa situação.

Críticas e sugestões são sempre bem-vindas.

Abraços,
Investidor Persistente.


Um comentário:

  1. Li e adorei "O homem mais rico da Babilônia", também já li "Pai rico e pai pobre" e quero ler "Os axiomas de Zurique", pois li uma resenha interessante sobre ele em algum blog.

    Dos livros de finanças, acho o "Dinheiro: segredos de quem tem" e "Casais intelignetes enriquecem juntos" do Gustavo Cerbasi ótimos. Um livro interessante sobre Economia, de uma maneira mais macro é o "Economia - modo de usar".

    ResponderExcluir