segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Como ganhei 64% em um ano com Tesouro Direto

Eu costumo fazer investimentos periódicos no Tesouro Direto. Uma vez por mês, geralmente, compro alguma coisa em títulos com o objetivo de formar um patrimônio e garantir uma renda na aposentadoria.

É como se fosse um plano de previdência próprio, onde todo mês "contribuo" para formar minha aposentadoria.

Pois bem, neste mês de janeiro de 2017 completou exatamente um ano de um dos depósitos que mais rendeu: Tesouro IPCA+ 2035 (NTNB Princ)

No dia 21 investi R$ 395,31 e no dia 25 investi mais R$ 396,91 em Títulos do Tesouro Direto.

Costumo fazer apenas um aporte (investimento) por mês, e não necessariamente em IPCA+ 2035 (também tenho 2024 e LTNs). Mas acontece que, com taxas acima de 7% não pude resistir, fiz outro aporte. Inclusive, devia era ter comprado muito mais.

Como vocês podem observar, hoje estou com uma Rentabilidade Bruta Acumulada acima de 60% (marcado em vermelho na figura).

Mais precisamente, rentabilidade de 64% em apenas um ano! 

Aos iniciantes: Mas como, se Tesouro Direto é renda fixa?

Isso ninguém tinha me explicado no início, quando comecei nos títulos públicos (e lá se vão uns 5 anos). Depois de algumas boas leituras e de acompanhar muitos dos investidores da blogosfera, fui juntando uma informação aqui e outra ali até começar a entender como as coisas funcionam. E outra, nada melhor do que a prática para "fixar bem o conteúdo"!

A rentabilidade informada no momento da compra dos títulos é garantida se o investidor ficar com eles até o seu vencimento, que é a minha intenção. No entanto, eles podem gerar ótimos ganhos ou prejuízos amargos se forem vendidos antes do prazo (venda antecipada), pois sofrem o efeito da chamada "marcação a mercado".

Os Títulos Públicos podem ser uma ótima opção de investimento, ou a pior delas, se você não conhecer o funcionamento dos papéis.

A grande "pegadinha" dos títulos públicos é que eles são considerados investimentos de renda fixa, o que leva muitas pessoas a pensarem que eles são livres de risco. Logo, aos iniciantes, muito cuidado!

Existem alguns princípios e técnicas que você precisa conhecer para não ser pego de surpresa. Portanto leia, estude e informe-se bem! Caso não consiga estudar sozinho, pergunte para alguém mais experiente ou pode até mesmo fazer um curso

Conclusão:

Se você não tem experiência, compre o título com o intuito de levar até o vencimento.

Se for expert, venha compartilhar as experiências! Serei eternamente grato!

Críticas e sugestões são sempre bem-vindas.

Abraços,
Investidor Persistente.

PS: Caso tenham interesse em algum curso, sugiro este:

6 comentários:

  1. IP, eu demorei um pouco para entender também como funciona o mecanismo de marcação a mercado dos títulos pré-fixados e a sugestão de investir um pouco e adquirir experiência prática é muito boa.

    Quero apenas fazer um comentário sobre esta parte dos seu texto que me deixou em dúvida se você tem o entendimento correto do mecanismo:

    "PS: Minha mão está coçando pra vender! Mas vou segurar até o vencimento, pois este é o objetivo inicial (aposentadoria) e não sei quando pegarei taxas tão boas novamente."

    Neste trecho você fala que não sabe se pegará taxas tão boas novamente. É muito importante que você saiba que o preço atual, tanto de compra como de venda, reflete as taxas atuais (tirando o spread compra x venda), portanto o preço que você pagou no passado não existe mais. A sua decisão de não vender deve estar relacionada a você considerar as taxas atuais (IPCA + 5,56% no caso do referido título) boas para o futuro. A taxa que você pagou já foi devidamente precificada no valor de mercado do seu título, portanto não existe mais.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala EI,

      Obrigado pela ajuda!! A orientação do pessoal mais experiente é de muita valia!!

      Grande abraço! Estou adicionando você à minha lista de blogs (agora que eu aprendi a fazer isso)

      Excluir
  2. IP, além da excepcional explicação do EI, sugiro que leia mais sobre o assunto. E outra, vai tirar, pra investir em que?
    As opções são muitas, mas há vários textos na blogosfera que demonstram que geralmente é mais relevante a persistência e a disciplina nos aportes do que ganhar 0,1 ou 0,2% a mais.
    Não se esqueça que girar patrimônio custa.
    E lembre-se: girar patrimônio no curto período, custa mais ainda.

    Busque também a visão do Viver de Dividendos sobre o tesouro direto, acho que é válido ampliar os horizontes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FPI, tem razão. E eu já não gosto muito de "girar" o patrimônio. Vou dar uma olhada no Viver de Dividendos!

      Grande abraço! Também estou adicionando você à minha lista de blogs

      Excluir
  3. Sempre achei a rentabilidade baixa no tesouro, mas quando vi os colegas mostrando essas incríveis taxas, quase chorei, rs...
    E o pior, ainda não investi nenhum centavo no tesouro. Preciso tomar vergonha e aprender esses macetes, kkk.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre compro títulos, praticamente todo mês faço minha "poupança".
    Acontece que nos últimos meses a taxa de juros começou a cair e elevou o preço dos títulos (dentre outros fatores), o que elevou minha rentabilidade também.

    ResponderExcluir